Vereador Adauto Ribeiro e Vereadora Núbia Carrijo Apresentam indicações voltado aos ACS e ACE

por Welerson Sousa Paiva publicado 13/03/2024 10h34, última modificação 13/03/2024 10h34
Propõem Incentivo Financeiro para Agentes de Saúde de Ribeirãozinho

Em uma iniciativa conjunta, os Vereadores Adauto Ribeiro e Núbia Carrijo apresentaram uma importante indicação durante a sessão ordinária realizada na última segunda-feira, 11 de março de 2024, no Plenário da Câmara Municipal de Ribeirãozinho. A indicação, de número 12/2024, propõe à Prefeitura Municipal a elaboração de um Projeto de Lei que autorize o Poder Executivo a repassar incentivo financeiro adicional aos Agentes de Combate a Endemias (ACE) e aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município.

O objetivo principal dessa proposta é viabilizar um incentivo financeiro extra para esses profissionais, em reconhecimento ao seu papel fundamental na promoção da saúde pública e no combate a doenças endêmicas e epidêmicas. O repasse desse incentivo será possível graças ao apoio do Ministério da Saúde, que disponibilizará recursos adicionais para fortalecer as ações desenvolvidas pelos agentes de saúde em Ribeirãozinho-MT.

Ao garantir esse incentivo financeiro adicional aos ACEs e ACSs, o município de Ribeirãozinho demonstra seu compromisso com a valorização e o reconhecimento desses profissionais, que desempenham um papel essencial na prevenção e no controle de doenças, além de atuarem diretamente junto à comunidade, promovendo ações educativas e de conscientização em saúde.

Os Vereadores Adauto Ribeiro e Núbia Carrijo ressaltaram a importância dessa medida para fortalecer o trabalho dos agentes de saúde e para garantir uma assistência ainda mais eficaz à população de Ribeirãozinho. Agora, aguarda-se a avaliação e o encaminhamento dessa proposta por parte da Prefeitura Municipal, visando sua implementação e o consequente benefício aos profissionais e à saúde pública do município.

Além disso, durante a mesma sessão, a Vereadora Núbia Carrijo apresentou a Indicação nº 13/2024, na qual solicita ao Prefeito Municipal a viabilização do fechamento da via pública de paralelepípedo entre a igreja e a Praça Nossa Senhora D'Abadia para o trânsito de veículos. Esta medida visa promover a segurança e o bem-estar dos pedestres e Crianças que utilizam a Praça para fins recreativos, tornando o espaço mais adequado para atividades de lazer e convívio social. O fechamento da via pública possibilitará a criação de uma área de circulação exclusiva para pedestres, tornando o local mais agradável e convidativo para a comunidade, além de contribuir para a valorização do patrimônio histórico e cultural da região.

Ambas as indicações dos Vereadores Adauto Ribeiro e Núbia Carrijo refletem o compromisso com o desenvolvimento e o bem-estar da população de Ribeirãozinho, buscando promover melhorias significativas na área da saúde e na qualidade de vida urbana. Agora, cabe ao Poder Executivo avaliar e considerar essas propostas, visando implementar as medidas sugeridas em benefício da comunidade ribeirãozinhense.

Redação: Welerson S. Paiva